top of page

05 atividades que irão te ajudar na relação com seu enteado ou enteada.

  • Liliane Sanches
  • 11 de out. de 2016
  • 3 min de leitura

Esta é uma semana que costuma não ter aula em algumas escolas brasileiras. Ela é conhecida como a “semana do saco cheio”. Muitos papais ou mamães que não moram com seus filhos tiram essa semana para levar as crianças para casa. Que tal aproveitar a oportunidade e trazer seu enteado pra mais perto de você? Hoje vou apresentar 5 atividades que podem aproximar as crianças

1 – Brincando no chão da sala

Afaste os móveis e limpe o chão. Escolha jogos compatíveis com a idade das crianças. Algo bem interessante é o quebra-cabeças. Espalhe as peças pelo chão e ajude seu enteado a montar! Além de exercitar o raciocínio da criança, essa atividade compartilhada estimula o senso de equipe. Um ajuda o outro!

2 – Aquarela

Escolha uma mesa de fácil alcance para a criança. Se ela for muito pequena, cubra a mesa com um pano que poderá ser descartado ou algum plástico, evitando estragar o móvel. Espalhe pela mesa potinhos de tinta à base de água, lápis de cor, giz de cera, muitas folhas em branco, cartolinas, etc. Mãos na massa! Os desenhos são imprescindíveis no desenvolvimento intelectual da criança. A partir do desenho ela consegue se expressar e colocar pra fora toda a sua imaginação. Vocês podem fazer um desenho só, em que cada um fique responsável por uma parte, ou até mesmo desenhos individuais. O importante é a criança sentir que você tem interesse pelos assuntos dela!

3 – Piquenique no parque

Eu sou muito adepta da filosofia de que a comida aproxima os povos. Mas se você não tiver muita afinidade com o fogão, não tem problemas! Existem vários lanchinhos nos supermercados que caem muito bem num piquenique. Monte uma cesta com frutas, suco, lanchinho natural, uma sobremesa bem saborosa, estenda uma toalha grande ou até mesmo um lençol num parque da cidade e aproveite o dia! Leve brinquedos como bola, corda de pular e até mesmo os brinquedos de super-herói ou bonecas que a criança gosta. Se tiver um animalzinho também é muito legal levar se puder. Brinquem. Conversem entre si. Ah, e não se esqueçam de escolher um lugar à sombra de preferência, usando SEMPRE o filtro-solar!

4 – Choveu, e agora? Cinema em casa!

É muito importante para a criança que ela sinta que faz parte do universo dos adultos, assim como sentir que os adultos fazem parte do universo dela também. Escolham juntos um filme apropriado para a idade da criança, se juntem no sofá de casa. Faça aquela pipoca maravilhosa que toda criança adora – ou escolha os lanchinhos preferidos dela – e se divirtam com uma boa sessão de cinema dentro de casa! Sempre ao final do filme perguntem o que a criança achou, qual a parte que ela mais gostou e o que ela aprendeu com o filme. Deem suas opiniões também! Algo que eu sempre faço é colocar filmes que eu adorava quando criança. Clássicos como Star Wars, Os Batutinhas, De Volta Para o Futuro, A Fantástica Fábrica de Chocolates, O Rei Leão, Mulan, enfim, são muitas sugestões! Mas existem filmes infantis nos dias de hoje que são igualmente interessantes e divertidos. Não se esqueçam de considerar o gosto da criança e o que seria apropriado para ela ou não!

5 – Cabaninha no meio da sala

Toda criança adora montar o seu próprio espaço dentro de casa. Fazer uma cabaninha é como permitir que ela conquiste algo muito desejado, um lugar só dela! É fácil fazer. Cubra o chão com algum cobertor ou colchão, coloque algumas cadeiras ao lado desse espaço, proporcionalmente, e jogue um lençol por cima. Peça para a criança inventar uma senha secreta, inventem uma história em que vocês todos são personagens, leiam livros, enfim, aproveitem o espaço para a aproximação! Quem tiver um quintal bem grande também pode levar essa brincadeira para lá e dizer que estão acampando! Com certeza a criança vai se divertir muito se sentindo “a dona” daquele espaço, ainda que por breves momentos. Seria legal elaborar algumas regras, algo do tipo: todos que estão na cabaninha podem bagunça-la como bem entendem, mas todos vão ajudar a arrumar depois. Coisas assim. Estimula o senso de responsabilidade e aproxima uns dos outros.

BÔNUS!!!

Quando se trata de enteados mais velhos, sejam adolescentes ou jovens, encontrem atividades interessantes para eles. Filmes, shows, teatro, passeios no shopping, cinema, um restaurante ou barzinho familiar, enfim, lugares que possam facilitar o diálogo e que demonstre o quão interessado você está em fazer parte da vida do seu enteado.

É isso, pessoal! Aproveitem bem a semana e boa diversão para todos!


 
 
 

ความคิดเห็น


Conheça Lili
Posts Destacados
Posts Recentes
bottom of page